O que é Lockdown ? Qual a melhor estratégia?
25/04/2020
Lockdown é um termo utilizado para um plano de ação preventiva implementado para abordar um cenário incomum ou uma fraqueza no sistema para impedir qualquer perigo iminente, a fim de garantir a segurança das pessoas, organização e sistema.
O foco das ações preventivas é evitar perigos e riscos decorrentes das não-conformidades às circunstâncias normais, mas também geralmente inclui melhorias na eficiência.
Esses protocolos devem se basear no tipo de ameaça e devem ser simples e curtos para aprendizado e implementação rápidos, e suficientemente flexíveis para lidar com vários cenários. Isso permite aos administradores mais opções para escolher quais são mais fáceis de usar em vários cenários.
A justificativa do lockdown (isolamento social ou manter todos em casa) neste momento seria evitar a exposição de todas pessoas a uma doença infecciosa extremamente contagiosa de forma que a menor exposição das pessoas entre si diminuiria os casos de infecção.
No entanto, o isolamento social é uma prática que dificilmente se mantém ao longo dos dias, pois causa problemas de ordem econômica, social e individual (físico e emocionalmente). Um termo muito utilizado hoje é o lockdown vertical, onde apenas pessoas de maior risco de morte (idosos, pacientes com doenças crônicas, gestantes e puérperas) deveriam ficar em isolamento social.
Acredito que neste momento as medidas descritas no primeiro texto que realizei sobre coronavírus são essenciais para a contenção, em especial as medidas preventivas. Ao mesmo tempo o distanciamento social se faz necessário de uma forma objetiva, tendo em vista a contagiosidade da doença e o risco de morte que, embora seja pequeno, é real. Esta é uma nova doença epidêmica e a cada dia temos novas informações que baseiam nossas opiniões. Acrescento ao assunto a necessidade de oferta de antendimento médico para os pacientes com infecção pelo COVID-19, e que o governo está organizando de forma rápida e eficaz. Entendo finalmente que as medidas instituídas parecem ter sido realizadas mais precocemente do que países como Itália, China e Espanha, o que pode ser importante para termos um futuro menos perigoso.
Para maiores esclarecimentos, convido vocês a entrar em contato comigo pelo Whats app ou e-mail. Abraço