Você deve procurar um infectologista quando tem a suspeita de qualquer tipo de infecção. Isso inclui casos de infecções agudas ou recentes, infecções crônicas, infecções de repetição, infecções hospitalares, infecções pós-procedimentos cirúrgicos, febre de origem desconhecida, entre outras.
Também deve procurar esse especialista antes de viajar para áreas de circulação de algumas doenças infecciosas para que indique as vacinas ou outras medidas de prevenção necessárias para aquela localidade. Mas atenção: Isso deve ser feito com antecedência já que as vacinas demoram alguns dias ou semanas para conferir imunidade.
O infectologista trabalha com prevenção, em especial com orientação sobre vacinação, desde a infância até os pacientes adultos e idosos. Dá-se destaque a orientação sobre vacinação de Febre Amarela, Pneumonia, Dengue, Herpes, entre outras.
Você também deve fazer acompanhamento com infectologista nos casos de doenças sexualmente transmissíveis como o Herpes, Hepatites Virais, HIV, Sífilis, HTLV, Gonorréia e HPV, para o tratamento ou prevenção de doenças transmitidas por animais como nos casos de mordedura de cão e gato, aranhas, escorpiões, cobras, contato com ratos, morcegos, carrapatos e doenças transmitidas por mosquitos, como a Dengue, Zika, Chikungunya, Febre Amarela e Malária.