Escabiose (Sarna)
15/04/2020
Parasitose da pele causada por um ácaro cuja penetração deixa lesões em forma de vesículas, pápulas ou pequenos sulcos, nos quais ele deposita seus ovos. As áreas preferenciais da pele para se visualizar essas lesões são: regiões interdigitais, punhos (face anterior), axilas (pregas anteriores), região periumbilical, sulco interglúteo e órgãos genitais externos (nos homens). Em crianças e idosos, podem também ocorrer no couro cabeludo, nas palmas e plantas. O prurido é causado por reação alérgica a produtos metabólicos do ácaro, caracteristicamente é intensificado durante a noite, por ser o período de reprodução e deposição de ovos.
A transmissão ocorre por contato direto com doentes, relações sexuais e por meio de fômites contaminados (roupas de cama, toalhas de banho, vestimentas.Contato direto com doentes, relações sexuais e por meio de fômites contaminados (roupas de cama, toalhas de banho, vestimentas.
O período de transmissibilidade ocorre durante todo o período da doença. São necessários, geralmente, dois ciclos de tratamento, com intervalo de uma semana.
O diagnóstico deve ser realizado de forma clínica e/ou com visualização do ácaro, à microscopia pelo raspado ou biópsia de pele.
Para maiores informações, entre em contato com o Dr Vicente Antonello.
Referências: Ministério da Saúde.