Free cookie consent management tool by TermsFeed · Dr. Vicente Antonello · Saiba Mais Sobre HERPES-ZOSTER ·

> SAIBA MAIS SOBRE HERPES-ZOSTER

Herpes-Zoster

15/04/2020

O herpes zoster, geralmente, é decorrente da reativação do vírus da varicela em latência, ocorrendo em adultos e pacientes imunocomprometidos, como portadores de doenças crônicas, neoplasias, aids e outras. O herpes zoster tem quadro pleomórfico, causando desde doença benigna até outras formas graves.

Causas diversas podem causar uma reativação do vírus, que, caminhando centrifugamente pelo nervo periférico, atinge a pele, causando a característica erupção do herpes zoster. Excepcionalmente, há pacientes que desenvolvem herpes zoster após contato com doentes de varicela e, até mesmo, com outro doente de zoster, o que indica a possibilidade de uma reinfecção em paciente já previamente imunizado.

O quadro clínico do herpes zoster é, quase sempre, atípico. A maioria dos doentes refere, antecedendo às lesões cutâneas, dores nevrálgicas, além de parestesias, ardor e prurido locais, acompanhados de febre, cefaléia e mal-estar. A lesão elementar é uma vesícula sobre base eritematosa. A erupção é unilateral, raramente ultrapassando a linha mediana, seguindo o trajeto de um nervo.

O modo de transmissão é de pessoa a pessoa, pelo contato direto ou através de secreções respiratórias e, raramente, através de contato com lesões.

O período de transmissibilidade varia de 1 a 2 dias antes da erupção até 5 dias após o surgimento do primeiro grupo de vesículas. Enquanto houver vesículas, a infecção é possível.

O tratamento da lesão e da dor pode ser muito efetivo se iniciado precocemente.

Referências: Ministério da Saúde.

Para maiores informações, entre em contato com o Dr Vicente Antonello.

VOLTAR

AGENDE SUA CONSULTA

Consultório Moinhos
Rua Mostardeiro, 5 · Conjunto 701
Moinhos de Vento · Porto Alegre · RS

Como Chegar

(51) 3377 2457

agendamento@

NOTÍCIAS

AGENDE SUA
CONSULTA