TETANO ACIDENTAL
22/05/2020
O Tétano acidental é uma infecção causada por bactéria encontrada na natureza e não é contagiosa. A principal forma de prevenção é por meio da vacina pentavalente.
A bactéria causadora do tétano acidental pode ser encontrada na pele, fezes, terra, galhos, plantas baixas, água suja, poeira.
Se o tétano acidental infeccionar e não for tratado corretamente, pode matar. As chances de morrer dependem da idade, tipo de ferimento, além da presença de outros problemas de saúde, como complicações respiratórias, renais e infecciosas.
A tétano acidental caracteriza-se pelos seguintes sinais e sintomas:
-
contraturas musculares;
-
rigidez de membros (braços e pernas);
-
rigidez abdominal;
-
dificuldade de abrir a boca;
-
dores nas costas e nos membros (braços e pernas).
O tétano acidental não é uma doença transmitida de pessoa a pessoa. A transmissão ocorre, geralmente, pela contaminação de um ferimento da pele ou mucosa.
O período de incubação (tempo que os sintomas levam para aparecer desde a infecção) é curto: em média de 5 a 15 dias, mas pode variar de 3 a 21 dias.
O diagnóstico do tétano é clínico, ou seja, não depende de confirmação laboratorial. Os exames laboratoriais auxiliam apenas no controle das complicações e tratamento do paciente.
Para maiores informações, entre em contato com o Dr Vicente Antonello.
Referência: Ministério da Saúde